sexta-feira, 22 de abril de 2011

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (2) 1ºA

1--- > Podemos afirmar que em nossa sociedade existe a divisão sexual do trabalho?Explique


R: Sim, pois trabalhos como : motorista, mecânico entre outros tem profissionais em sua grande maioria do sexo masculino.Já nas profissões de : caixa de supermercado, vendedor de loja de roupas e doméstica a grande maioria dos profissionais são do sexo feminino. E nessas profissões onde a grande maioria são mulheres, os profissionais são menos valorizados e recebem um salário menos porque o salário da mulher é visto como um "complemento" dos ganhos da família, um pensamento completamente machista e errado pois hoje em dia, existem muitas mulheres que são chefes de família e não são casadas.

2 ---> O número de mulheres "chefes de família" em nossa sociedade têm aumentado. Esse fato colabora com a melhoria das condições do trabalho e salário das mulheres? Explique

R: Colabora, mas muito pouco pois ainda existem muitas diferenças trabalhistas entre os sexos.Mas acredito que isso está mudando, principalmente pelo fato agora nós temos uma mulher na presidência do país.

3 --->Justifique o ultimo parágrafo do texto.


R: Nessa divisão trabalhista não é levada em conta a capacidade de pessoa, a diferença está no simples fato de ser homem ou mulher.Isso é um pensamento totalmente injusto pois coloca a mulher como se fosse um ser inferior ao homem.

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (1) 1ºA

*Elabore um texto sobre a importância da Revolução Industrial, destacando aspectos relacionados às características sociais do processo que fortaleça a importância da compressão dessas transformações para o início do pensamento sociológico.

_____________________________________________________
A Revolução Industrial e as transformações sociais


A Revolução Industrial é a transição de uma economia agrícola tradicional para um economia caracterizada por processos de produção mecanizados, para fabricar bens em grande escala.
O trabalho se transferiu da produção de bens manufaturados e serviços, o que gerou a migração das áreas urbanas.

Provocou a princípio a redução do poder aquisitivo dos trabalhadores e uma perda da qualidade em seu nível de vida. Porém com o decorrer do tempo implicou em um aumento da renda per capta.
A Revolução Indústrial converteu a Europa, durante o século XIX, no centro de um comércio global. O aumento da produção indústrial foi acompanhado de uma rápida expansão comercial. A evolução dos transportes terrestres, com a invenção da máquina a vapor e a construção de ferrovias, favoreceu as comunicações entre o litoral e o interior dos continentes.

Caracterizaram-se por sucessivas inovações tecnológicas, que podem ser assim resumidas:

- Aparecimento de máquinas modernas, que substituíram o trabalho do homem;

- Utilização do vapor para acionar a maquina, como fonte de energia, em substituição à energia muscular eólica e hidráulica.

- Obtenção de novas matérias-primas para a produção, em particular os minerais que impulsionaram a metalúrgica e a indústria química.

Essas transformações econômicas e sociais que libertaram o poder produtivo das sociedades humanas pouco se expandiram para todo o continente europeu e para todos os continentes, ponde sim ao Antigo Regime.

ATIVIDADE DE FILOSOFIA 1ºA


•Destaque os pontos importantes do texto por meio de organograma e publique em seu blog.
_________________________________________________________
====> O Nascimento da Filosofia.

Os historiadores da filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do século VII e inicio do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filosofo foi Tales de Mileto.

__________________________________________________________

====> No que consiste a filosofia.


• Epistemologia ou teoria do conhecimento: trata da natureza crença, da justificação e do conhecimento.
• Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal.
• Filosofia da Arte ou Estética: trata do belo.
• Lógica: trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos.
• Metafísica ou ontologia: trata da realidade, do ser e do nada.


_____________________________________________________________

====> Concepções de filosofia

Há três formas de se conceber a Filosofia:

• 1º) Metafísica: a Filosofia é o único saber possível, as demais ciências são parte dela. Dominou na Antiguidade e Idade Média.


• 2º) Positivista: o conhecimento cabe às ciências, à Filosofia cabe coordenar e unificar seus resultados.

• 3º) Crítica: a Filosofia é juízo sobre a ciência e não conhecimento de objetos, sua tarefa é verificar a validade do saber, determinando seus limites, condições e possibilidades efetivas. Segundo essa concepção, a Filosofia não aumenta a quantidade do saber, portanto, não pode ser chamada propriamente de "conhecimento".~

________________________________________________________________
====> DO MITO A RAZÃO.

O homem deixa de acreditar nos mitos quando ele percebe a separação da razão e do espírito, assim descobrindo a ciência. Ele passa a ver que as coisas não acontecem por que Zeus quer, e sim por que ela tem certa lógica.

A partir destes pensamentos constrói a filosofia, que é muito importante para que o homem entenda por que ele vive, por que esta aqui, etc.

________________________________________________________________
====>  A FILOSOFIA É GREGA

A Filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego.